Angular 4 e os problemas de um versionamento mal feito

7 abr

Fala Galera,

Em março tivemos a notícia do lançamento do Angular 4 e todos nós ficamos nos perguntando porque Angular 4 ? Pularam o Angular 3 ?

O Angular usa o versionamento SEMVER (Semantic Versioning) como podemos entender na figura abaixo.

O Major Number se trata de lançamento de Release ou Breaking Changes, Minor Number se trata de novas funcionalidades mas que não tem quebra de compatibilidade entre Releases e por último Patch que se trata de correções dentro da versão.

Para entendermos melhor essa questão de release podemos comparar com o lançamento do angular 2 para o Angular 1 aonde são totalmente incompatíveis.

Mas até ai OK!  E por quê o Angular 4 e não o 3? Hoje o Angular 2 está na sua versão 2.3.x e houve uma atualização de versão do TypeScript que é utilizado pelo Angular que estava usando o 1.8 e nesta nova versão está utilizando a versão 2.1 ou até mesmo a 2.2.

Isso explica o pulo de versão, mas não explica o 4. Mas o @angular/router explica. Todos os pacotes do Angular no NPM estão na versão 2.3.x menos o @angular/router que por algum motivo (e muito esporro) está versionado como 3.3.x. e para deixar todos alinhados eis que surge o Angular 4. Mas não se preocupem não precisamos aprender Angular 4 pois como falamos Angular 4 nada mais é que o Angular 2.

Veja o roadmap de lançamento do Angular:

Então não vamos ficar falando Angular 2 ou Angular 4 somente Angular

Abs e até a próxima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *