Visual Studio 2017 – A IDE feita para produtividade

2 abr

Fala Galera,

Foi lançado recentemente a mais nova versão do Visual Studio, o Visual Studio 2017 e com ele diversas novas funcionalidades que irão tornar nossas vidas muito mais fácil e claro mais produtivas. Neste post vou enumerar algumas novas funcionalidades que estão presente neste novo lançamento.

IntelliSense Filtering

Com a nova funcionalidade do IntelliSense podemos agora filtrar por categoria o que procuramos, isso significa que quando precisamos usar uma variável não precisamos percorrer sobre um monte de tipos até acharmos o que precisamos. Na figura abaixo está um exemplo do IntelliSense em ação.

Como podemos ver na figura acima, existe agora uma barra inferior de opções no IntelliSense no qual podemos filtrar por categoria.

Matching Highlighting

Essa nova funcionalidade ajuda nós desenvolvedores na nossa busca dentro do IntelliSense, agora ele marca as opções em negrito que fazem “match” com o que escrevemos dentro do código. A figura abaixo tem um exemplo de como esta funcionalidade pode ser importante.

Code Convention

Uma nova funcionalidade desta nova versão do Visual Studio é o Code Convention, esta é uma funcionalidade bem interessante pois podemos manter um padrão de escrita dentro na nossa base de código. O Visual Studio 2017 tem o suporte para o padrão editorconfig e assim conseguimos junto com o time de desenvolvimento como convencionar o padrão de codificação. Abaixo um exemplo de editorconfig.

# top-most EditorConfig file
root = true

[*]
end_of_line = lf
insert_final_newline = true

# Set default charset
[*.{js, cs}]
charset = utf-8

[*.{json}]
indent_style = space
indent_size = 2

Novo GoTo

O novo GoTo (Crtl + T) do Visual Studio 2017 além de podermos procurar arquivos, métodos, classes e qualquer outro tipo de símbolo agora vem como uma nova funcionalidade de filtro no qual podemos buscar rapidamente o que desejamos e ainda filtrar por categoria. Veja abaixo um exemplo.

Find All Reference

O Find All Reference (Shift + F12) agora ajuda nós desenvolvedores a obter rápidos resultados mesmo em uma base de código grande fornecendo um agrupamento de tipos aonde ainda podemos fazer filtragem e classificação dentro da janela de resultado. Abaixo um exemplo desta nova funcionalidade.

Debugging

O Debugging foi aprimorado e agora podemos mover a execução do nosso código mais facilmente quando o breakpoint for acionado basta clicar no ícone que aparece ao lado da linha de código que o mouse acabou de passar e seu código será executado nesta linha.

Live Unit Testing

Live Unit Testing (somente na versão Enterprise) é uma nova funcionalidade do Visual Studio 2017 que exibe em tempo real os resultados de testes unitários e a cobertura de testes no editor.

Bom, chegamos ao fim do post e agora conhecemos algumas novas funcionalidades deste novo Visual Studio. Espero que tenham gostado destas novas funcionalidades e claro não deixem de comentar!

Abs e até a próxima.

4 Replies to “Visual Studio 2017 – A IDE feita para produtividade

  1. Muito bom, vale salientar tb o fato do VS2017 permiter o debug de LINQ com expressões lambda, fato que atrapalhava bastante da identificação de querys com erros de montagem.

    Parabéns pela matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *